Regulamento





Regulamento Geral - 21º Seminário de Pesquisa e Extensão – Unidade Ibirité


• As inscrições são abertas a estudantes e professores da UEMG e outras instituições.
• As inscrições e a submissão dos trabalhos, no formato Resumo, serão realizadas através do endereço eletrônico: https://seminariopeibirite.blogspot.com/
• Os estudantes de graduação da UEMG, bolsistas ou não, deverão, obrigatoriamente, apresentar seus trabalhos na modalidade pôster. E os professores deverão apresentar seus trabalhos na modalidade comunicação oral. Salienta-se a obrigatoriedade de participação dos bolsistas, alunos e professores, dos seguintes editais:
  • Edital 01/2019 – PAPq/UEMG – vigência de maio/2019 a dezembro/2019 (apresentação dos resultados parciais);
  • Edital 02/2019 – PAPq/Demanda Induzida/UEMG – vigência de maio/2019 a dezembro/2019 (apresentação dos resultados parciais);
  • Edital 06/2018 – PIBIC/CNPq – vigência de agosto/2018 a julho/2019 (apresentação dos resultados finais);
  • Edital 07/2018 – PIBIT/CNPq – vigência de agosto/2018 a julho/2019 (apresentação dos resultados finais);
  • Edital 01/2019 – PAEX/UEMG – vigência de maio/2019 a dezembro/2019 (apresentação dos resultados parciais);
  • Edital 04/2019 – PAEX/UEMG – vigência de maio/2019 a dezembro/2019 (apresentação dos resultados parciais);
  • Edital 07/2019 – PAEX/UEMG – vigência de maio/2019 a dezembro/2019 (apresentação dos resultados parciais);
  • Edital 09/2019 – PAEX/UEMG – vigência de maio/2019 a dezembro/2019 (apresentação dos resultados parciais).

1. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições para o 21º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO – UNIDADE IBIRITÉ são gratuitas e estarão abertas no período de 21 de setembro a 13 de outubro de 2019, no endereço eletrônico do Seminário: https://seminariopeibirite.blogspot.com/

 2. DAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Nesta 21ª edição, serão oferecidas atividades nas modalidades pôster, comunicação oral e oficina. Estarão abertas inscrições para professores e alunos apresentarem seus trabalhos de pesquisa e extensão em sessões de Comunicação Oral, Pôsteres e Oficinas. Serão realizadas palestras, oficinas e atividades culturais durante todo o evento. Os interessados poderão participar das sessões de Comunicação Oral (professores) e Pôsteres (alunos), submetendo seus trabalhos no formato resumo, desde que sejam fruto de projetos aprovados nos editais UEMG ou pelos respectivos Departamentos e que estejam em acordo com as normas constantes desse regulamento:
2.1 Comunicação Oral
2.1.1 Aberta apenas a professores da UEMG. O tempo de apresentação será definido em função do número de resumos aprovados e será informado oportunamente.
2.1.2 Para normas de submissão das comunicações, formatação e apresentação ver itens 3, 4 e 5 deste regulamento.
2.1.3 Nessas sessões, os trabalhos serão apresentados oralmente, agrupados em sessões organizadas e divulgadas pela Comissão Organizadora do Seminário. O período de duração, horário e dia das apresentações serão informados aos inscritos após análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição.
2.2 Apresentação de Pôster
2.2.1 Aberta para alunos participantes de projetos aprovados em editais UEMG ou pelos Departamentos da Unidade Ibirité.
2.2.2 Para normas de submissão dos pôsteres, formatação e apresentação ver itens 3, 4 e 5 deste regulamento.
2.2.3 O período de duração, horário e dia das apresentações serão informados aos inscritos após análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição.
2.3 Apresentação de Oficinas
2.3.1 Aberta para alunos e professores da UEMG e outras IES.
2.3.2 Horários e dias destinados a realização das oficinas serão informados aos inscritos após análise das inscrições.
3. DAS INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
3.1 Informações Gerais
• O resumo deverá ser único para cada trabalho a ser apresentado.
• Um mesmo projeto pode gerar mais de um trabalho, cada um com um título diferente, para apresentação pelo orientador e pelo(s) bolsista(s).
• Caso haja mais de um bolsista no mesmo projeto, ambos deverão se inscrever como apresentador, utilizando o mesmo resumo e pôster, a menos que o projeto tenha se desdobrado realmente em mais de um trabalho a ser apresentado por bolsistas.
• O autor inscrito que submeter o resumo é o responsável pelo conteúdo do seu trabalho, mas o orientador tem a obrigação de supervisionar a elaboração do resumo. Antes do envio do resumo, deverá ser feita uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo, dos dados da pesquisa/extensão e dos campos do resumo. Os dados serão publicados exatamente como enviados. Antes do envio, certifique-se de que todos os autores e orientadores tenham conhecimento das normas do evento, do conteúdo do resumo e concordem em ter seu nome inserido no trabalho.
• É responsabilidade do orientador (coordenador do projeto) analisar e corrigir o conteúdo encaminhado. Portanto, torna-se imprescindível que o professor orientador acompanhe criteriosamente a elaboração do resumo. Após a inscrição pelo aluno, seu resumo será enviado ao respectivo orientador, via e-mail. O orientador deverá analisá-lo e poderá alterá-lo / corrigi-lo, se necessário. Somente após o reenvio do resumo pelo orientador através do e-mail, a inscrição será validada.
• Todos os resumos serão analisados pelo Comitê de Avaliação, podendo ser deferidos ou não. Os trabalhos indeferidos NÃO serão devolvidos aos autores para revisão, ficando, dessa forma, impossibilitados de serem apresentados.
• O resumo não poderá conter imagens (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). Esquemas químicos podem ser escritos por extenso. Se forem necessárias fórmulas matemáticas, deverão ser feitas em Word.
NÃO SERÁ ACEITO:
• resumo contendo simples descrição de projeto ou intenção de trabalho;
• resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação.
3.2 Estrutura do resumo de trabalhos de Pesquisa
3.2.1 Resumos para apresentações de pôsteres e comunicações coordenadas
• TÍTULO DO PROJETO: digite em caixa alta (exceção para nomes científicos).
• ORIENTADOR: insira o nome completo do orientador do projeto, em caixa alta, e no campo seguinte o seu e-mail.
• TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO: digite em caixa alta (exceção para nomes científicos) o título de seu trabalho, que poderá ou não ser idêntico ao do projeto, uma vez que um mesmo projeto pode gerar mais de um trabalho a ser apresentado.
• AUTOR PRINCIPAL: digite apenas o nome do autor principal, em caixa alta.
• CO-AUTORES: digite apenas o nome dos coautores, em ordem de autoria (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Digite os nomes por extenso e em caixa alta.
• APRESENTADOR: digite em caixa alta, apenas o nome de quem irá apresentar aquele trabalho que está sendo inscrito no Seminário.
• PALAVRAS-CHAVE: informar 03 (três) palavras-chave.
• RESUMO - deverá conter:
Introdução: visão geral sobre a investigação com definição do objeto do trabalho, fundamentação teórica, relevância da pesquisa;
Metodologia: como o trabalho foi realizado (método de amostragem; parâmetros considerados; tamanho da amostra; procedimentos/ estratégias de coleta e análise dos dados coletados);
Resultados Parciais ou Finais.
Discussão.
Caracteres (pôster): mínimo de 1.200 (mil e duzentos) e máximo de 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço.
Caracteres (comunicação oral): mínimo de 3.000 (três mil) e máximo de 6.000 (seis mil) caracteres com espaço.

3.3 Estrutura do resumo de trabalhos de Extensão
3.3.1 Resumos para apresentações de pôsteres e comunicações coordenadas
• TÍTULO DO PROJETO: digite em caixa alta (exceção para nomes científicos).
• ORIENTADOR: insira o nome completo do orientador do projeto, em caixa alta, e no campo seguinte o seu e-mail.
• TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO: digite em caixa alta (exceção para nomes científicos) o título de seu trabalho, que poderá ou não ser idêntico ao do projeto, uma vez que um mesmo projeto pode gerar mais de um trabalho a ser apresentado.
• AUTOR PRINCIPAL: digite apenas o nome do autor principal, em caixa alta.
• CO-AUTORES: digite apenas o nome dos autores em ordem de autoria (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Digite os nomes por extenso e em caixa alta.
• APRESENTADOR: digite em caixa alta, apenas o nome de quem irá apresentar aquele trabalho que está sendo inscrito no Seminário.
• PALAVRAS-CHAVE: informar 03 (três) palavras-chave.
• RESUMO - deverá conter:
Objetivos: indica o que se quer alcançar com o trabalho.
Local de realização das ações;
Metodologia: indica como o projeto foi desenvolvido;
Forma de participação da comunidade interna e/ou externa;
Referenciais Teóricos;
Considerações Parciais ou Finais.
Avaliação da Ação: avaliação dos resultados obtidos, levando-se em conta os seguintes indicadores:
indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa;
perspectiva interdisciplinar;
impacto na formação do estudante;
relação dialógica entre universidade e comunidade alvo;
contribuição para as políticas públicas e o desenvolvimento regional;
geração de produtos ou resultados de qualidade.
Caracteres (pôster): mínimo de 1.200 (mil e duzentos) e máximo de 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço.
Caracteres (comunicação coordenada): mínimo de 3.000 (três mil) e máximo de 6.000 (seis mil) caracteres com espaço.

4. NORMAS PARA FORMATAÇÃO – PÔSTERES (Trabalhos de Pesquisa e Extensão)
4.1 Se selecionado, o pôster deverá seguir a seguinte formatação:
• Tamanho: de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
• O logotipo da Instituição vinculada com a geração do trabalho deverá estar visível no pôster. (O logotipo da UEMG está disponível em seu site)
• A descrição do trabalho deverá conter os mesmos elementos indicados no resumo, sem considerar a restrição quanto ao número de caracteres.
• Em nota de rodapé deverão constar informações gerais a respeito das Instituições envolvidas e agências de financiamento.
• O título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos resumos submetidos ao evento.
• É importante constar do pôster: título, nomes, departamento e instituição dos autores, cidade/estado e agência de fomento (se houver).
• O pôster deverá ser elaborado com volume de texto, figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas de forma adequada ao melhor entendimento dos resultados.
• As informações devem ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.
• É responsabilidade dos autores, e, em especial, do orientador realizar uma rigorosa revisão do pôster antes de sua impressão.
• Obedecidos os elementos acima citados, o arranjo e estética do pôster são livres e de responsabilidade dos autores.

5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO
5.1 Comunicação Oral
• A relação dos inscritos aceitos para esta modalidade e respectivos dias de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados posteriormente.
• Cada apresentador terá, no máximo, 15 minutos para exposição de seu trabalho, ficando o tempo restante disponibilizado para discussão.
• Todas as salas de apresentação estarão equipadas com data show. Outros recursos deverão ser providenciados pelo apresentador.
5.2 Pôsteres
• A relação das sessões e os dias de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados posteriormente.
• Será obrigatória, sujeito a não receber o certificado, a permanência do(s) autor(es) do trabalho junto ao pôster, durante toda a sessão de apresentação, para esclarecimentos aos interessados.
• No caso de dois bolsistas envolvidos no mesmo projeto, ambos deverão apresentá-los dividindo o tempo previsto para a sessão de apresentação.
• Os trabalhos deverão ser apresentados nos dias determinados pela Comissão Organizadora do Evento, sem a possibilidade de transferência de datas ou sessão.
• A elaboração do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es).
• A Comissão Organizadora do Evento não se responsabilizará pela colocação, retirada e/ou guarda dos pôsteres.
•Não será permitida a apresentação:
por terceiros (não-autores e não-inscritos);
com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos eletrônicos;
de pôsteres fora das normas propostas de tamanho e legibilidade.

6. DO ACEITE DO RESUMO
Estará disponível até o dia 01 de novembro de 2019 na página do Evento.

7. DA DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINAL
A programação final, com a indicação das sessões, horários e locais de apresentação dos trabalhos, será divulgada no dia 05 de novembro de 2019.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Quaisquer questões não contempladas por este edital serão analisadas pelo Comissão Organizadora do Seminário.

Ibirité, 20 de setembro de 2019.